Crepes light: sem açúcar, sem gordura
Sempre quis fazer crepes, mas achava muito trabalhosas aquelas receitas com "20g de manteiga" e "50g de açúcar". Ainda para mais estou a tentar seguir uma dieta com poucos hidratos de carbono e pouca gordura. Usar adoçantes nunca foi bem para mim. Altera demasiado o sabor da comida... e depois de ter visto um documentário produzido pela televisão Arté, constatei que mais vale habituar-me a usar menos açúcar ou mesmo nenhum - que é o caso desta receita. Não vale a pena fazer um crepe doce se o que interessa mesmo é o recheio, não é? Andei em experiências e cheguei a esta receita, que nem precisa de balança - só de uma caneca que tenha capacidade de 250ml, para servir de medida. É mesmo muito fácil!
Ingredientes:
quase meia caneca de farinha (branca ou integral, ou metade flocos de aveia, metade farinha) sem fermento (equivale a 4 c. sopa cheias)
acabar de encher a caneca com leite magro
1 ovo (ou só a clara, para quem controla o colesterol)
1 pitada de sal
Colocar primeiro a farinha na caneca, acabar de a encher com o leite magro e rapidamente deitar tudo num copo misturador ou no copo da varinha mágica. Juntar o ovo e o sal. Bater com o máquina/varinha mágica para ficar homogéneo. Obtém-se uma massa líquida, sem grumos tão espesso como uma sopa em creme.
Deixar repousar durante pelo menos 30 minutos, ou durante a noite, no frigorífico.
Aquecer uma frigideira antiaderente. Não é preciso gordura, mas quem preferir pode colocar umas gotas de óleo e espalhar com papel de cozinha. Aquecer à temperatura de quem vai refogar cebola - temperatura média/média alta. Colocar 3 a 4 c. sopa da massa e espalhar rapidamente para cobrir todo o fundo da frigideira uniformemente. A massa começa a cozer, a fazer umas bolinhas e a secar nas bordas. Com uma espátula tentar levantar o crepe pela borda. Se partir, ainda não está cozido o suficiente. Se não partir, levantar tudo e virar. Deixar mais 30 segundos do segundo lado. Não chegam a dourar. Deitar num prato, uns por cima dos outros.
Rende 6 a 8 crepes pequenos (de 15 cm), dependendo da liquidez da massa
O recheio pode ser doce ou salgado. Gosto de enrolar os meus com uma fatia de fiambre ou de queijo magro. Ou então com uma colher de café de doce de fruta. Não precisa de mais.
Também pode ser com rodelas de banana ou gelado e molho de chocolate. Ou com metades de pêssego em lata.
Ou tipo cannelloni, enrolando um charuto com carne picada, ou com espinafres e requeijão. Pode até fazer-se um tabuleiro deles, cobrir com molho de tomate ou bechamel e queijo ralado e levar ao forno.
São óptimos para um pequeno almoço ao domingo, bem tarde, e que serve logo de almoço... o que os ingleses chamam brunch, a junção das duas palavras breakfast e lunch.
Comer estes crepes sem recheio é que não aconselho. Não sabe a nada. e é por isso que são tão versáteis!
- Bolo de Chololate sem farinha e sem açúcar
- Crepes light: sem açúcar, sem gordura
- Bolo Leve
- Tigela de Chocolate
- Desentupir canos
- Bolachas de chá
- Produtos de beleza caseiros: esfoliante suave
- Tarte de Ameixa
- Conhecer Cáceres
- Crumble de pêra
- Pão de Queijo
- Sopa de peixe light
- Guardar talões do multibanco
- Produtos de beleza caseiros: amaciador para cabelo
- Truque para cabelo mais brilhante
0 comentários:
Enviar um comentário